• Dia Mundial da Ação Humanitária – Dia 19 de agosto

    Todos os anos, em 19 de agosto, o Dia Mundial Humanitário reconhece aqueles que enfrentam o perigo e adversidades para ajudar os outros. É nesta data que ocorreu o bombardeio de 2003 a sede das Nações Unidas em Bagdá, no Iraque, que matou 22 pessoas. Uma das vítimas foi o Sr. Sérgio Vieira de Mello, brasileiro e Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

    Sendo assim, uma homenagem aos trabalhadores que se foram, e também àqueles que continuam a ajudar as pessoas ao redor do mundo, independentemente de quem são e onde estão.

    Todos os dias vemos e ouvimos imagens e histórias de dor e sofrimento em nossas próprias vizinhanças e em países distantes. Mas encontramos também atos de bondade, grandes e pequenos. Dia Mundial Humanitário é uma celebração global de pessoas ajudando pessoas.

    A campanha da ONU que destaca o trabalho dos agentes humanitários em todo o mundo, denominada ‘Eu Estive Aqui’ (em inglês “I Was Here”), já ganhou mais de 100 milhões de adeptos nas redes sociais

    Este é o primeiro passo para alcançar a meta desejável, um bilhão de pessoas até 19 de agosto, quando se comemora o Dia Mundial da Ação Humanitária. A iniciativa foi organizada pelo Escritório das Nações Unidas de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).
    O projeto permite que os realizadores sociais registrem suas ações na internet e mandem mensagens de apoio. O público pode compartilhar suas boas ações no site: www.whd-iwashere.org
    A iniciativa ganhou destaque após um show de Beyoncé (na foto, de Cliff Watts) na sexta-feira (10) na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, onde a artista apresentou a canção com o mesmo nome da campanha. O vídeo do show será exibido no dia 19 de agosto em telões em Dubai, Adis Abeba, Genebra e Nova York, entre outras cidades.
    Então participe em sua cidade, em sua comunidade, fazendo ações que possam mudar a realidade de muitos. Afinal, somos todos irmãos!

    O que você pode fazer? Você pode participar de ações humanitárias como ajudar desabrigados, vítimas de enchentes, desabamentos, terremotos, etc, organizando alojamentos, a distribuição de donativos e itens de primeira necessidade como alimentos e medicamentos.

    Ou visitando asilos, orfanatos, doando seu tempo, atenção e carinho, como ouvir, contar histórias, cantar, e ainda ir a locais carentes de todo tipo de recurso, ajudando a criar oportunidades que propiciem a dignificação do ser humano, ensinando algo que você tenha conhecimento e possa fazer diferença na vida das famílias, noções de higiene e cuidados com a saúde, aleitamento, hortas comunitárias, trabalhos manuais, etc.

    Cada um de nós é um vaga-lume que juntos iremos iluminar todo o planeta. Compartilhe suas ações na rede, isto ajudará a encorajar outros!
    Acesse o vídeo de divulgação da campanha com Beyoncé: http://youtu.be/tYfRJ4WAaV8 . Convocatória do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon: http://youtu.be/t3KQnMMMsJw
    Participe da campanha: www.whd-iwashere.org . Leia mais em http://bit.ly/NnQrrm

    Myrella Brasil

    Publicado dia 16 de agosto de 2012, no Diário da Manhã